terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Entre o Medo e a Petulância.

Entre o Medo e a Petulância.
Texto de Luiz Domingues.

Vivemos tempos difíceis em termos de educação; cultura e cidadania, e seus múltiplos desdobramentos.
As razões para que tenhamos chegado nesse estágio triste, são muitas.
Superpopulação gerando desafios incalculáveis para a sociedade gerir infraestrutura,  explica de forma generalizada a questão, e tal repercussão chega na óbvia conclusão de que a educação não consegue dar conta, tanto em termos de pedagogia escolar, quanto na educação familiar.
Com o colapso que presenciamos, fica inevitável a comparação com tempos remotos, onde o grau de educação, e tolerância social, eram maiores.
De fato, basta andarmos nas ruas; lermos as notícias na mídia; ou vermos o bombardeio no jornalismo televisivo / radiofônico e pela Internet, para verificarmos que vivemos tempos de uma inversão total de valores.
É impressionante observarmos que a truculência atual dos jovens, mesmo em tenra idade, vem a reboque do desrespeito absoluto às pessoas mais velhas; seja dentro do seio familiar, sejam nas relações educacionais formais, e no âmbito geral da sociedade, esbarrando na absoluta falta de comprometimento com regras básicas de convívio social.
A absoluta decadência da educação formal pública, acompanha a escalada da invasão da subcultura e da anticultura, perpetrada por marqueteiros que defendem interesses escusos no amplo domínio da difusão cultural, isso é um fato, portanto, anexa-se como adendo triste, certamente.
Agora, se o panorama é tétrico e qualquer pessoa de bem não pode compactuar com a ideia de jovens agredindo; humilhando e ameaçando professores em sala de aula, muitas vezes armados dentro do ambiente escolar, por outro lado, penso que radicalismos de extrema direita, clamando por volta de opressão de cunho medieval, não é o melhor caminho para colocar o mundo em “ordem”.
Devemos caminhar para a frente e não para trás, a grosso modo.
Trazer de volta uma educação espartana, baseada no medo; na ameaça de punição; na aniquilação absoluta do senso crítico, gerando cidadãos meramente obedientes e facilmente manipulados pelos poderosos de plantão, para lhes servirem como funcionários operacionais e consumidores a lhes dar dinheiro, sistematicamente, não é aceitável.
Não quero viver na Idade Média, tampouco na Antiguidade, quero um mundo contemporâneo, do século XXI, vivendo a revolução tecnológica total e pensando na construção de um mundo que equalize suas demandas por sustentabilidade.
Portanto, penso que devemos pensar num ponto de equilíbrio na questão educacional onde possamos estancar a decadência total perpetrada pela mentalidade imposta da anticultura, porém, sem necessariamente trazer valores antiquados e decorrentes de metodologia baseada na extinção do senso crítico do ser humano, condicionando-o à um ser apático e bovino.
Entre o petulante maloqueiro que ameaça o professor com uma faca na sala de aulas, e o professor carrasco que impõe respeito pela tortura psicológica e/ou física propriamente dita, nossa obrigação é buscar um ponto de equilíbrio na pedagogia moderna.
A resposta é a confiança mútua sendo estabelecida.
E nesse contexto, todos temos  que colaborar. O governo, com a boa vontade política de investir maciçamente na educação; os difusores culturais no sentido de reverem a sua estratégia vergonhosa de manter monopólio e pior que isso, incentivar a anticultura visando apenas o seu lucro fácil, sem medir o estrago educacional que estão gerando com tal atitude; e a sociedade em geral, buscando dias melhores, amenizando a convivência social que nesse caos, tende a explodir, tamanha a pressão crescente que faz com a situação atual seja semelhante à uma ampola de nitroglicerina sendo colocada na boca acesa de um fogão.




8 comentários:

  1. Assunto super importante, além de tudo o que foi colocado no texto, fata os pais participarem com total interesse na educação de seus filhos, uma boa parta está ausente na criação de seus rebentos. Precisa cuidar do ensino fundamental e médio, não adianta "empurrar com a barriga", facilitar o acesso a faculdades de fundo de quintal, sem ter um conhecimento basie, não adianta em nada. É necessário uma boa reforma, para todos os envolvidos, pais, mestres, alunos, governo. Perdeu-se o fio da meada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se de um círculo vicioso. Pais ignorantes que não receberam educação dos avós e nem das instituições de ensino, só podem criar filhos nas mesmas condições e isso vai se perpetuando.

      É preciso parar tudo e mudar radicalmente a mentalidade, buscando um investimento maciço em educação para quem sabe daqui há trinta anos, tenhamos uma geração nova surgindo com novos parâmetros.

      Grato por ler e comentar !!

      Excluir
  2. Ah..assunto totalmente polêmico, pois as escolas não tem estrutura nem cultural mais para encarar o problema de frente...nem a escola, nem os professores, nem pais de alunos!!! A triste verdade é que a educação, no sentido real da palavra foi relegada a último plano, pelo menos no nosso país...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por conta disso que observou, Christine, é que o Brasil está no atraso total !!

      Grato por ler e comentar !!

      Excluir
  3. É PRECISO DE REFORMAS, DE CIMA PARA BAIXO, E VICE VERSA, NÃO ADIANTA OS PAIS NÃO EDUCAREM SEUS FILHOS E EMPURRAREM A RESPONSABILIDADE PARA A ESCOLA; O ESTADO É RESPONSÁVEL SIM, PORÉM NÃO DEVEMOS DEPENDÊ-LO E SIM FAZERMOS ALGUMA COISA, A SITUAÇÃO É MUITO CRÍTICA... DÁ TRABALHO E LEVA TEMPO, QUEM SABE NOSSOS BISNETOS TERÃO UMA GERAÇÃO DE VIDA DE QUALIDADE, QUEM SABE NÃO. É PRECISO SER GUERREIRO, SENÃO PESSIMISTA. ME DÓI BASTANTE ESTA SITUAÇÃO, HÁ MUITO MAIS COISAS, SITUAÇÕES, FATOS OCORRENDO NO MUNDO, TÃO SUJO E CRUEL COM A LIDERANÇA: O PODER. CHEGA! SENÃO VOU FALAR DEMAIS, E DISCURSAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Consuelo !

      Enquanto o governo não investir pesadamente em educação, não há como este país crescer de fato.

      Somos um povo analfabeto institucional, emocional e cultural.

      Grato por ler e comentar !

      Excluir
  4. Ah, Luiz, se todos fossem iguais a você, que maravilha viver.... Beijinho, Cida Cunha

    ResponderExcluir
  5. Estamos num caminho sem volta. O Governo continua esbanjando dinheiro (vide a reportagem que a Presidenta foi para Paris com a comitiva de 900 pessoas e ficaram em hotéis luxuosos) e pra educação quase nada... infelizmente!

    ResponderExcluir