domingo, 6 de dezembro de 2015

Pornochanchada : A Forma Mais Viável de se Fazer Cinema Durante o Regime Militar Brasileiro.

Pornochanchada : a forma mais viável de se fazer cinema durante o regime militar brasileiro.

Texto do colaborador Fernando Becker.
 
O período da Ditadura Militar ( 1964 - 1985 ) notabilizou-se por uma série de graves prejuízos para a população brasileira ( restrições nos direitos políticos e liberdade de expressão ; amordaçamento dos sindicatos e dos direitos trabalhistas ; disseminação da prática da tortura por parte dos militares , etc. ) , e isso também atingiu o universo das artes e espetáculos : inúmeros livros , peças teatrais , discos e filmes foram banidos ou severamente mutilados pelo aparato de censura do regime , infligindo sérios danos à vida cultural brasileira do período . Toda manifestação artística que pudesse apresentar algum cunho contestatório aos valores ideológicos dos militares era severamente rechaçada pelos órgãos de censura do governo .

No universo cinematográfico , a década de 60 apresentou dois movimentos decinema de vanguarda que assumiram um importante papel de oposição aos valores do regime : o Cinema Novo e o Cinema Marginal . Ambos os movimentos destilaram uma estética revolucionária , nunca antes vista na história do cinema brasileiro : filmes com uma narrativa fragmentada , explorando as mais inovadoras soluções estéticas dos filmes de vanguarda europeus , buscando expressar as idiossincrasias culturais e sociais do povo brasileiro . Porém ambos os movimentos - mesmo sendo irmãos e com inúmeros pontos de convergência -  apresentavam suas diferenças e peculiaridades : o Cinema Novo ostentava um discursoessencialmente marxista ; praticamente todos os cineastas do movimento ( com especial destaque para Glauber Rocha ) pretendiam esquematizar em seus filmes conceitos ideológicos retirados de manuais de sociologia , buscando expressar  ( ao lado de elementos culturais essencialmente brasileiros ) as lutas de classe que estariam assolando a população brasileira . O Cinema Marginal , por sua vez , tentava enfrentar os valores repressivos do regime com as armas da contraculturaque vinha revolucionando os meios artísticos europeus e norte-americanos da época : ao invés de enveredar por um caminho ostensivamente político e pautado pelo genuíno folclore brasileiro - tal como faziam os cineastas do Cinema Novo - , preferiam fazer resistência com os valores do indefectível "tríptico"  "sexo , drogas e rock'n'roll" . Merecem destaque especial os filmes de Julio Bressane Rogério Sganzerla .

Porém havia um amontoado de problemas para a exibição dessas obras de vanguarda : os órgãos repressores do regime não permitiam que boa parte delas viesse a público , sendo que em muitos casos elas eram impiedosamente cortadas e descaracterizadas , perdendo sua força e identidade originais . Os cineastas passaram a ter de abarrotar os filmes com alegorias herméticas para poder driblar a censura , porém desta forma o diálogo com o grande público ( que já era difícil e limitado ) passou a ser praticamente inexistente à medida que o regime militar ia ganhando contornos cada vez  mais totalitários ( o período de vigência do AI-5 , principalmente sob o Governo Médici , foi o mais difícil de todos ) . Filmes comoPindorama , de Arnaldo Jabor , são exemplos claros disso . O público , desta forma , praticamente não conhecia os filmes do Cinema Novo e do Cinema Marginal , fazendo com que os cineastas de ambos os movimentos ficassem na triste condição daquele que fala sozinho .

Diante deste triste panorama , uma coisa era certa : todo profissional de cinema ( incluindo aí diretores , roteiristas , produtores e atores ) que realmente quisesseganhar a vida fazendo filmes , durante a vigência do AI-5 , deveria optar pela senda do filme despolitizado e meramente de entretenimento , sem discursos ideológicos ostensivos . Caso contrário , morreria de fome ou ficaria apenas falando sozinho . E é justamente nesse "vácuo cultural" aberto pelos militares que entra em cena o principal gênero cinematográfico brasileiro da década de 70 ( e um dos mais emblemáticos de todos os tempos , responsável pelo estigma que o cinema nacional passou a ter de ser representado essencialmente por filmes abarrotados de palavrões e mulheres nuas ) : a pornochanchada , um gênero essencialmente lúdico e de entretenimento , que buscava apenas atiçar o que havia de mais primário no universo dos espetadores : seus instintos sexuais . Era o gênero perfeito para o grande público que queria apenas desanuviar a mente em relação aos problemas cotidianos , e também aos profissionais de cinema que realmente queriam sobreviver fazendo filmes .

 O termo pornochanchada era uma simbiose entre os termos pornografia ( apenas uma tímida alusão , pois nunca houve sexo explícito nas produções ) echanchada ( o gênero cinematográfico mais popular de toda a história do cinema brasileiro , baseado no teatro de revista e nos filmes de Hollywood ) . As produções eram extremamente baratas ( e em muitos casos extremamente mal feitas ) , e o universo ficcional girava apenas em torno de temas que abordassem aspectos da sexualidade humana , sempre em tom jocoso e escrachado . Os filmes eram produzidos em sua grande maioria por produtoras sediadas na região paulista daBoca do Lixo , e entre os principais diretores do gênero destacam-se nomes comoCarlos Reichenbach , Ody Fraga Fauzi Mansur . Dentre os atores e atrizes que brilharam no gênero , merecem destaque nomes ilustres como David Cardoso ,Nuno Leal Maia Vera Fisher Matilde Mastrangi Selma Egrei .

O sucesso estrondoso das pornochanchadas tem explicações precisas : as temáticas de cunho sexual e cômico , de fácil assimilação por parte do público ; esquema de produção simples e barato , onde a bilheteria dos filmes pagava com sobras os custos de produção ; uma boa aceitação por parte do governo militar em relação aos filmes : até aconteceu de muitos filmes serem censurados ou mutilados , mas de uma forma geral eram bem aceitos pelos militares , pois funcionavam como a velha "Política do Pão e Circo" do antigo Império Romano , onde as diversões populares serviam essencialmente para manter o povo alienado em relação aos problemas políticos e sociais que o cercavam . Desta forma , pensar em mulher pelada poderia ser uma forma de se desviar o pensamento de temas políticos .

Os filmes que compõem o universo das pornochanchadas não são todos iguais , como muita gente pensa . Ao lado de produções pobres e medíocres existem produções inteligentes e criativas , tais como o filme O Doce Esporte do Sexo , rodado em 1972 por Zelito Viana ( e estrelado por seu ilustre irmão Chico Anysio ) . Eles formam um belo painel da sociedade de classe média brasileira da década de 70 ( que pretendia , em sua grande maioria , apenas curtir as benesses do"Milagre Econômico" , sem refletir sobre os aspectos políticos que o sustentavam ) , e também deixam claro que era possível sobreviver fazendo cinema no auge dos"Anos de Chumbo" . Com sua leveza e irreverência , foram uma espécie de"sopro de ar fresco" na pesada conjuntura do período do AI-5 , e hoje compõem a galeria dos grandes clássicos da história do cinema brasileiro 

5 comentários:

  1. Muito bom o texto, dando um apanhado sobre o contexto no qual as "pornochanchadas" setentistas (principalmente, pois devemos levar em consideração que elas ainda continuaram a ser produzidas até meados dos anos oitenta), prosperaram e certamente que vistas com bons olhos pela ditadura, em seus anos de chumbo.

    Sobre os filmes em si, eram tão ruins em seu humor esculachado e popularesco, muito parecido com a linha chula de programas humorísticos da TV aberta, que eu os considero bons, pelo distanciamento histórico que temos nos dia atuais.

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  2. Concordo plenamente : os filmes da pornochanchada eram essencialmente péssimos ( com raras exceções ) , mas tornam-se bons pelo distanciamento histórico , se conseguirmos compreender a conjuntura em que foram produzidos .

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    1. Perfeito, concordo contigo inteiramente.

      E vou além, eu curto muito essa produção de pornochanchadas, não só as paulistas da Boca do Lixo, mas também as cariocas, que são ainda mais escrachadas, herança do antigo Teatro de Revista etc e tal.

      Parabéns pela escolha do tema e execução do texto !

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  3. Gostei, muito bom Fernando!!! Tira-se boas conclusões lendo seu texto!!

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  4. Que bom que gostou do texto Jani ! Abraço !

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