terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Mais Secreta das Fórmulas.





A Mais Secreta das Fórmulas
Quando se pensa em segredos estratégicos e/ou espionagem, geralmente pensamos em questões da geopolítica, e suas implicações militares inerentes.

Contudo, a espionagem industrial movimenta o mundo de uma forma tão ou mais contundente, requerendo verdadeiros exércitos formados por profissionais, especialistas em segurança.

Isso sem contar os milhões gastos em recursos jurídicos, tentando ao máximo coibir os trantôrnos decorrentes de patentes sendo quebradas diariamente, com produtos sendo copiados, sem nenhum pudor.

No caso das fórmulas de produtos alimentícios e farmacêuticos, todo o cuidado é pouco, e os industriais gastam milhões em dispositivos de segurança para preservarem as fórmulas que lhes garantem a exclusividade em produtos campeões de vendas.

Pensando nesses termos, entre inúmeros produtos tradicionalíssimos do mercado, é difícil não imaginar que um entre todos, seja o mais famoso, e claro, refiro-me ao refrigerante conhecido como "Coca-Cola".

Oficialmente, a fórmula do refrigerante foi atribuída à um farmacêutico norte-americano, chamado John Pemberton, em 8 de maio de 1886, como remédio, e com a posologia de atuar no cérebro e sistema nervoso.

Somente em 1893, outro americano, Frank Mason Robinson, adaptou o remédio para o consuno como refrigerante, patenteando-o e criando o seu histórico logotipo.

Em franca expansão, tornou-se um produto de alcance mundial, até que em 1919, a fábrica foi vendida para o magnata Ernest Woodruff, que tratou de guardar a fórmula no cofre do Guaranty Bank, de Nova York.

Algum tempo depois, mudou de banco, indo submeter-se às sete chaves do banco SunTrust, de Atlanta.

Sedimentado como o refrigerante mais famoso e vendido do mundo, a preservação de sua fórmula tornou-se uma lenda.
Inúmeros boatos se espalharam, e povoaram o imaginário popular.

Boatos pró e contra, naturalmente...

A questão de ser um refrigerante viciante, logicamente foi atribuído à existência de cafeína e cocaína em sua fórmula.

Claro, se há um fundamento técnico, e portanto, plausível em tal afirmativa, por outro lado, há de se considerar que a existência de tais substâncias na fórmula, são evidentemente em escala ínfima, portanto, para prejudicar uma pessoa, seria preciso a ingestão de uma quantidade tão absurda do líquido, que nem o mais contumaz consumidor do mesmo, suportaria, e outra, seria mais provável que o consumidor morresse por afogamento...

Em 2011, a fórmula foi parar no seu lugar definitivo, acredita-se, o "World of Coca-Cola", um Museu particular da própria companhia, em Atlanta.

Outra lenda que corre solta, por décadas, é a de que ao contrário do famoso segredo de sua fórmula, motivado pelo medo de não ser copiado, a origem de tal formulação foi na verdade obtida mediante o uso de fórmulas alheias.

Uma curiosa história nesse sentido, vem da Espanha, onde uma pequena fabriquinha artesanal, no vilarejo de Aielo de Malferit, na província de Valencia, tem o refrigerante "Nuez de Kola-Coca", e segundo seu atual dono, a fraca legislação de décadas atrás, no tocante à patentes, permitiu que os norte-americanos roubassem sua fórmula, sem nenhuma dificuldade.

Num segundo instante, em 1953, temendo uma contestação na justiça espanhola, os executivos da Coca-Cola procuraram a pequena fábrica de Aielo de Malferit, e mediante o pagamento de 30 mil pesetas, selaram acordo, dando a questão como encerrada.

Enfim, apesar de inúmeras especulações, a fórmula oficial da Coca-Cola permanece como o maior segredo industrial da história, apesar da polêmica publicação num jornal de Atlanta, de uma anotação de John Pemberton, em 1979, onde o suposto original manuscrito teria sido revelado, mas nunca admitido como fidedigno pela companhia.   Texto by Luiz Domingues.

6 comentários:

  1. Tem a historia da mensagem subliminar em menos de um segundo,veiculadas para sugestionar o cérebro do consumidor,Mestre.....belo texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo, Luiz Albano !

      Muito legal você ter lido e curtido a matéria. De fato, o boato sobre a propaganda subliminar que a companhia supostamente usou, foi uma das mais fortes lendas urbanas de todos os tempos.

      Segundo muitos, eram métodos copiados do famigerado ministro da propaganda de Hitler, o senhor Goebbels.

      Obrigado por ler, comentar, e trazer adendo enriquecedor !

      Excluir
  2. Ótimo texto Luiz! Acredito que tem quem queira acabar com a famosa Coca-Cola. Já ouço boatos que ela faz um mal tremendo para o estomago! Que se é capaz de desentupir uma pia, imagine como fica o nosso esmago! Também que causa celulites e por ai à fora! Mas te confesso que é o refrigerante que mais consumo. Agora eu te pergunto? Porque não falam mal dos outros refrigerantes que existem no mercado? É...Vai entender o ser humano!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que curtiu, Bete !

      Você tem razão, existem muitos boatos sobre os malefícios físicos da Coca-Cola, como se outros refrigerantes não tivessem componentes nocivos à saúde.

      Claro que existem boatos dessa natureza para tentar desestabilizar o concorrente, pois esse tipo de jogo sujo e antiético é muito comum no mundo corporativo.

      Mas, claro, sabemos que nenhum refrigerante faz bem e deve ser consumido com bastante parcimônia.

      Obrigado por ler e comentar !!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!!!
    Acho que uma fórmula nunca foi tão bem guardada como essa!!!
    Mas que é uma delícia é...e bem geladinha, melhor ainda...
    hehehehehe

    Isso ae meu amigo Luiz...
    beijos...Gis Frazão

    ResponderExcluir