terça-feira, 18 de junho de 2013

Campeão Mundial do Improviso.

Campeão Mundial do Improviso, texto de Luiz Domingues.
Quando o Brasil foi escolhido pela FIFA, como o país sede da Copa do Mundo de 2014, tal data parecia longínqua na ocasião.

Era o ano de 2007, e sete anos parecia ser uma eternidade para promover tantas mudanças estruturais necessárias para cumprir o exigente caderno de adequações da FIFA.

E já naquele ano, o Brasil despontava como emergente "bola da vez", recebendo elogios da mídia internacional e sendo enfim notado pelas nações do 1° mundo, coisa rara até então.

Mas os problemas que se sucederiam, eram absolutamente previsíveis...

Enraizado na alma do Brasil, existem signos absolutamente vergonhosos que enquanto não forem erradicados do imaginário popular, difícilmente farão com que a riqueza material conquistada pela economia do país, reflitam-se como real grandeza digna de nos colocar de fato, no 1° mundo.

Por exemplo, a vergonhosa mania de se orgulhar de ser um povo que dá "jeitinho" em tudo.

Esse estigma é terrível, pois nos leva a crer que fazer as coisas de qualquer maneira, sem critério de qualidade, é uma virtude, quando na verdade, é uma prática lamentável.

Ligado intimamente à esse fator, existe outro estigma horrível, que é o do atraso.

Brasileiro acha bonito atrasar-se, entregar coisas ou tomar providências no último momento possível e muitas vezes, além do prazo final estipulado.

A questão do "jeitinho", tem a conotação do improviso, da "gambiarra", do "gato". Nessa mentalidade, nada é seguro, pois do pequeno reparo caseiro com a fita isolante, aos grandes empreendimentos arquitetônicos, paira no ar esse artíficio que a qualquer momento se descortina, algumas vezes em tragédias.

Outro estigma horrível e típico do Brasil é o orgulho da "malandragem". Se desde crianças, somos bombardeados com esse conceito, realmente fica muito difícil ter outra visão.

Se somos todos "malandros" e sempre dispostos a levar vantagem em tudo (certo ? ), chocamos os estrangeiros do 1° mundo, não habituados à tal prática abusiva/extorsiva inaceitável, e faz de nós, estelionatários em potencial.

Quando Mário de Andrade criou o personagem "Macunaíma" e Monteiro Lobato criou o "Jeca Tatu", os criaram a ambos, com a característica da "preguiça', como traço de personalidade dominante.

Ora, se ambos são personificações típicas do brasileiro, obviamente que os respectivos autores os criaram com forte fator de denúncia sóciocultural, mas parece que o povo absorveu a ideia de preguiça, como algo para se orgulhar...

Outro aspecto lamentável e típico do Brasil é a exaltação da sensualidade. Após décadas de propaganda maciça nesse sentido para atrair turistas, não é contraditório que o brasileiro sinta-se ofendido quando vê estrangeiros referindo-se às nossas mulheres de forma desrespeitosa ?

Sete anos se passaram e nada foi feito para atenuar essas questões. E como poderia mudar algo formatado há séculos, e com a agravante de ninguém nem discutir o assunto ?

A preocupação foi apenas construir novas "arenas", mas deixando em segundo plano uma série de outros fatores estruturais.

Arenas estão sendo inauguradas, todas embonecadas de cair o queixo, mas o entorno ainda é caótico; os meios de transporte, precários.

Aeroportos, portos, estações rodoviárias de terceira categoria; nenhum preparo para atender e informar bem os turistas...

Nem vou falar sobre segurança pública, para não fazer ninguém perder o sono.

E vou falar mais uma : disse acima que as arenas estão deslumbrantes. Isso é verdade, mas problemas estruturais inadmissíveis estão acontecendo em tempo recorde.

Na Fonte Nova, por exemplo, logo no primeiro dia da inauguração, verificava-se que a distância entre uma cadeira e outra, era inadequada para uma pessoa acomodar-se; no Castelão, há relatos de pessoas que demoraram horas (eu disse horas !) para sair do centro de Fortaleza e chegarem ao estádio, para o show do Paul McCartney.

O entorno do Maracanã está impraticável por conta das obras viárias. No Mineirão, logo nos primeiros jogos pós-inauguração, foi um horror a venda de ingressos, com uma bagunça generalizada.

Outra Arena que nem revelarei o nome, tinha um "probleminha" no dia da inauguração : jornalistas atônitos, descobriram não haver tomadas nas cabines de imprensa..."só" isso...

Isso sem contar toda a manobra política para tirar o Morumbi do evento.

Ora, está na ponta do lápis : Seria necessário uma rápida reforma para adequar o Morumbi às exigências da FIFA.

Isso custaria cerca de 350 milhões de reais, nos quais o São Paulo Futebol Clube pagaria quase toda a despesa, de seus cofres.

Mas "curiosamente", a FIFA criou todo tipo de empecilhos, preferindo ameaçar a cidade de São Paulo, de ficar fora do evento.

Daí, surgiu a "oportunidade" de construir o estádio do Corinthians, numa previsão inicial de "apenas" 800 milhões de reais, mas que agora já passou de 1 bilhão, é claro.

E o Maracanã ? Acaba de ser reformado, mas o governo anunciou que o reformará novamente para as Olimpíadas de 2016. Brasileiro adora reforma, licitação, concorrência pública...

Na ponta do lápis, parece coisa de louco, é o é, certamente. Mas aqui é o país do "jeitinho", da "malandragem", não é mesmo ?

Em tempo : recomendo assistir o seguinte documentário postado no You Tube : "A Caminho da Copa".

http://www.youtube.com/watch?v=nFcA2PKIcfQ

6 comentários:

  1. Oi, Luiz

    Excelente texto!
    Só para falar mais um pouco da construção/reforma de estádios.
    Fiquei sabendo que, em Curitiba, para a reforma do Arena da Baixada, a prefeitura desapropriou várias casas nas redondezas e, simplesmente, doou ao Atlético Paranaense.
    Será que todos esses moradores queriam ser desapropriados? Será que eles receberam um valor, no qual eles pudessem comprar um outro imóvel em iguais condições? Se a prefeitura doou, então, quem foram os verdadeiros doadores?
    Tudo isso, por causa da reforma de um estádio que, pelo que eu saiba, nem está previsto que vai ter jogo com o Brasil.
    O estádio já era bonito e um dos mais modernos do Brasil, mesmo assim, ele foi abaixo para ter um novo estádio, praticamente.
    E, de onde a prefeitura tirou o dinheiro para pagar os donas das casas?
    Confesso que estou desanimada com a Copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janete !

      Desde que o Brasil foi oficialmente proclamado como sede da Copa de 2014, muitos jornalistas esportivos conscientes, vem batendo nessa tecla e por conta de se posicionarem contra o Brasil sediar o evento, são considerados "chatos" por quem acompanha o futebol de forma alienada.

      Como acompanho o futebol com muito interesse, mas tenho meu senso político aguçado, sempre me posicionei contra, também, e portanto correndo o risco de ser mal interpretado , assim como esses raros jornalistas.

      Isso foi em 2007, ou seja, anos se passaram e nada da infraestrutura prometida e usada como moeda de coação, ser realizada.

      O caso da Arena da Baixada é um bom exemplo dessa tragédia.

      No video que eu sugeri aos leitores assistirem, é tratado exatamente esse tema, mostrando o desespero de pessoas humildes, sendo despejadas de suas casas na marra e recebendo em troca, um valor que não compra nem casinha de cachorro...

      A prática é desumana e assemelha-se à truculência nazista quando invadiu a Polônia em 1939,e criou o famigerado gueto de Varsóvia.

      Obrigado por ler e comentar, enriquecendo o texto.

      Excluir
  2. É Luiz, realmente é um assunto muito polêmico.Brasileiros são conhecidos como um povo que aceita tudo e sempre dando aquele jeitinho brasileiro. Isso não fica bem para o Brasil.
    Concordo com tudo o que vc escreveu. Mas acho que essa copa gerou muitos gastos e ainda vai gerar. Acho que esse dinheiro ajudaria para a educação, saúde, etc..
    Vamos torcer para termos retorno dos visitantes de outros países. Porque pelo que sei, o valor do ingresso não caberá no bolso da maioria. E sim...Só da minoria, como sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete !

      Está tudo errado desde o começo.

      A desculpa esfarrapada de que o Brasil lucraria com o dinheiro advindo de contratos milionários de patrocinadores e arrecadação de divisas com a vinda de torcedores/turistas, é uma balela, pois o lucro de tudo é da FIFA e ao país, sobrarão migalhas.

      E tem mais : Nada mudará na infraestrutura, que supostamente seria o legado público do evento.

      Continuaremos a ter uma infraestrutura de terceiro mundo, com péssimos aeroportos, portos, rede de comunicações, estradas esburacadas e mal sinalizadas, falta de segurança, péssima iluminação, transporte público horroroso, péssima condição de saneamento básico e hospitais e escolas públicas de quinta categoria para o povo.

      A Copa é um embuste.

      Obrigado por ler, comentar e se indignar !!

      Excluir
    2. Luiz,

      Pode até ter algum lucro, porém, por quanto tempo esse lucro vai durar, para quem vai o dinheiro, e como ficarão os estádios alguns anos depois da Copa? Quem vai cuidar da manutenção dos estádios? Para mim, eles vão se deteriorar com o tempo, pois quem vai pagar os ingressos para os jogos pós Copa que, com certeza, ficarão caros. Se não obtiverem o lucro desejado (com os estrangeiros) vão querer que o brasileiro paguem preços absurdos.
      Com certeza o lucro vai acabar em pouquíssimo tempo, e irão para as mãos de pessoas certas.
      E, será que o lucro vai, pelo menos, pagar os gastos com a construção de estádios? O dinheiro será devolvido aos cofres cofres públicos?
      É como você afirma, o lucro será da FIFA e dos que ajudaram a trazer a Copa para o Brasil.

      Excluir
    3. É muito mais grave, Janete !

      Os contratos feitos pela FIFA, são claros nesse sentido. O evento é dela e sua postura ditatorial é tão grande que salvaguarda os estádios e uma área de 200 M2 de diâmetro, como sendo "território FIFA", ou seja, toma ares de um estado e usa o recurso de considerar o estádio e seu entorno, como uma verdadeira embaixada em solo estrangeiro...

      Dessa forma, impôe não só o lucro pelos ingressos vendidos, mas toda a exploração de comida, bebida, merchandising vendido, telefonia e internet.

      E como se não bastasse, alguns estádios serão elefantes brancos, assim que a Copa encerrar-se, pois um estado como o Mato Grosso, por exemplo, não possui nenhum time nas séries A e B do Campeonato Brasileiro.

      Portanto, suas equipes que não passam das séries C e D, dificilmente enfrentam os grandes clubes brasileiros, fazendo com que um estádio faraônico, como a "Arena Pantanal", seja usada em jogos do fraco campeonato estadual e muito sazonalmente em ocasiões que uma equipe local enfrente numa única partida, um grande clube, no acaso de uma Copa do Brasil.

      E não adianta dar a desculpa que se sustentará com mega shows, pois a Madonna, ou os Rolling Stones não irão lá toda semana, também...

      Resultado : Estádios assim não se sustentarão, entrando rapidamente em decadência, pois o governo local não terá meios de fazer sua manunteção adequada e logo, o dinheiro monstruoso para construí-lo, irá todo pelo ralo...

      E olhe que nem estou mencionando as licitações fraudulentas e o superfaturamento que alimenta a roubalheira...

      Excluir