terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Só os Cães Merecem Compaixão ?

Só os cães merecem compaixão ?

Texto de Luiz Domingues.

Recentemente as redes sociais da internet alardearam o caso de uma mulher no interior de Goiás, que torturou e matou bárbaramente um cachorro da raça Yorkshire.

Flagrada em delito por um cinegrafista amador que filmou as cenas terríveis de crueldade, foi execrada com um linchamento virtual sem precedentes.
Seu ato foi de uma perversidade incrível.

É claro que deve ser responsabilizada, julgada e condenada pela justiça. E que uma punição dura sirva de exemplo a tantos sádicos que andam por aí, torturando cães, gatos e aves domésticas, mais costumeiramente.

Até aí estou de acordo com a comoção toda, ainda que com reservas, pois linchar não é o caminho. Mas quero enfocar algo que parece passar ao largo da discussão toda em torno do pobre cãozinho.

O ponto é : Só cachorrinhos maltratados causam essa indignação toda ? Um pouco para os gatos, um pouco aos passarinhos e nenhuma espécie mais ?

Enquanto o cãozinho de Goiás era torturado e morto, milhares de bovinos, galináceos, peixes, suínos, aves e outras tantas espécies, eram brutalmente assassinados para servirerm de matéria prima para toda sorte de ações extrativistas, numa prática diária.

As mesmas pessoas que se indignaram nos "Facebooks" por aí, não movem um milímetro de suas sobrancelhas para se revoltarem com tal realidade.

Pelo contrário, acham normal essa matança, tortura e humilhação. Talvez por considerarem que uma espécie merece todo o carinho dos humanos e outras, só prestam para lhes arrancarmos o couro, comermos sua carne e usarmos outros pedaços como insumos para cosméticos, sapatos e roupas, sei lá...deve ser assim que pensam esses milhões de indignados com o caso do cãozinho Yorkshire.

É possível que numa outra cultura diferente da ocidental, onde a carne canina seja apreciada como gastronomia, não houvesse um único "curti", nenhum compartilhamento etc.

Não vejo uma mobilização tão grande assim contra a indústria petrolífera que recentemente causou um estrago no mar territorial brasileiro. Certamente o dano ambiental causado vai matar milhões de peixes e outras espécies marinhas, mas só vejo lamentos pelo prejuízo financeiro decorrente disso.

Que se danem aqueles peixinhos, não é mesmo ? Afinal de contas, eles não são os melhores amigos do homem...

Experiências com camundongos, mutilando-os e expondo-os a terríveis doenças em laboratórios, não tiram o sono de quase ninguém, mas bastou um E-Mail circular na internet mostrando cães da raça Beagle, nessa situação de cobaias de laboratórios e outra comoção pública foi instaurada...

Então, a questão é a seguinte : Está na hora das pessoas pesarem na balança os seus conceitos e pararem com essa hipocrisia barata. Se é para se indignarem, que sigam o exemplo de São Francisco de Assis, que nos ensinou a amar os animais, de forma integral e não discriminatória.

Todas as espécies merecem o nosso respeito e tem o direito de viver seu ciclo de vida e morte nos trâmites da natureza e sem maus tratos perpetrados pelos humanos.

12 comentários:

  1. Pois é...os outros animaizinhos Deus fez pra gente comer,servem de alimento ,a gente precisa da "proteína",que só se encontra no cadáver desses bichinhos!Além do mais não há mal em mata los pois eles são mortos com muito amor e carinho pelos matadouros éticos e sérios .Além de que suas carnes e sangue,fazem bem à saúde (náo á deles claro),e nos fazem felizes,quem nunca curtiu um churrasco, verdadeiro ritual macabro ,onde todos se divertem ás custas do corpo morto de um animal assassinado,ignorando a origem daquela "delicia",hummmm deu agua na boca!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcão : Sua ironia fina retrata bem o paradigma da maioria da humanidade que não enxerga outro mundo além de seu umbigo. Essa diferença que fazem entre uma espécie e outra, irrita-me. Todos os animais merecem o nosso respeito, evidentemente !

      Excluir
  2. Penso o mesmo! Excelente texto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha ! Sinto-me confortado em saber que não estou só nessa questão.

      Abraço !!

      Excluir
  3. Quantas crianças morrem pela tortura branca cometida por nossos governantes que, ao desviar bilhões de reais, não dão alternativa a elas.
    Cachorros, gatos, papagaios... Fico triste por eles, entretanto me envergonha assistir a condenação de milhares de crianças ao mesmo fim do Yorkshire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão também. Seu raciocínio foi mais macro que o foco do meu texto, mas está correto, certamente.

      Obrigado por ler e comentar !

      Excluir
  4. Qualquer forma de vida merece respeito... mas a pergunta que fica é: se a humanidade já não se indigna com a mortandade HUMANA (hoje, a morte bárbara de milhares de seres humanos se tornou quase normal), o que dizer dos animais?
    Os brutais assassinatos e torturas dos seres humanos só servem pra fazer a pauta de programinhas de quinta na televisão e quando a comoção é maior, nossas casas são literalmente invadidas 24 horas por dia com o mesmo assunto miserável e hediondo.
    A morte (em qualquer setor) tornou-se caso banal... infelizmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro ! Se não tempos compaixão nem pelos seres humanos, o que esperar em relação aos animais ?

      E essa banalização da morte e do sofrimento, responde de certa forma a incrível crueldade contra os animais, diáriamente, seja nos atos isolados de sadismo, seja na tortura oficializada nos matadouros por aí.

      Excluir
  5. Muito bom texto Luiz. Mas, também não menos importante é a água. O Brasil perde em média 100 rios por ano.Sem água NÃO HÁ VIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Juma !

      De certa maneira podemos considerar que matamos a água também, com o descaso, desperdício etc. Sem água, sem vida, bem observado !

      Excluir
  6. Oi, pessoal que comenta, peço a ajuda de vcs na divulgação desse blog que vcs tanto curtem.
    Ajudem aí, divulguem !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reforço o pedido do "English Hearts", dono do Blog Planet Polêmica e meu editor : Vamos dar uma mão na divulgação do "PP", pessoal !

      Excluir