quarta-feira, 28 de março de 2012

Holocausto Moderno.

Holocausto Moderno, texto de Luiz Domingues.

Nos últimos tempos, temos verificado um aumento significativo de mendigos sendo violentamente atacados na calada da noite, em diversas cidades brasileiras.

As motivações diferentes de caso a caso, não eximem esses assassinos covardes de sua culpa. Não importa se os mendigos eram um estôrvo na calçada dos comerciantes e por isso foram tomadas tais medidas atrozes contra eles (como se essa justificativa absurda tivesse validade !) ou se, pior ainda, foram atacados por adolescentes embriagados e portanto fora de seu juízo mental.

A questão é : Em que ponto chegou a sociedade, onde pessoas são tratadas como lixo indesejável e dessa forma, passíveis de eliminação "higienizadora" ?

Essa mentalidade deveria ter sido sepultada com o final da segunda guerra mundial, mas é com pesar que assistimos atônitos, as barbaridades cometidas por gente que quer eliminar pessoas que julgam serem indesejáveis.

Muitos psiquiatras, psicólogos ou psicanalistas devem ter suas teorias a respeito. Certamente os sociólogos também e claro, os antropólogos incluso.

As autoridades governamentais e policiais certamente discorrem sobre números, estatísticas, mas ninguém traz uma solução definitiva para esse abandono de seres humanos sem teto pelas ruas.

Instituições do terceiro setor, abnegadas, com apoio de grupos religiosos fazem o que podem, mas não conseguem consertar o mundo, mesmo fazendo esforços enormes.

Com isso, o resultado está em toda a parte: pessoas dormindo nas ruas, sem perspectivas.

Esse é o estrato social cruel em que a nossa sociedade está montada, mas aí vem outro elemento, pior ainda, como agravante : Pessoas realmente desprovidas de qualquer tipo de compaixão ao semelhante, atacando esses pobres coitados, de forma covarde e brutal.

O que é pior ? O comerciante que cansado de ser prejudicado com a presença dos mendigos resolve dar um "susto" nessas pessoas e contrata brutamontes para espancá-los, atear fogo neles ou playboys bêbados que vislumbram a possibilidade de brincar de video-game "de verdade", barbarizando mendigos pela madrugada ?

Alguém se lembra do caso do indio Galdino ? Sem lugar para dormir, aconchegou-se num abrigo de ponto de ônibus em Brasília e acordou em chamas, graças à um bando de playboys vagabundos, no ano de 1997.

O que aconteceu à esses moleques ? Informações não confirmadas dão conta de que hoje são funcionários públicos bem alojados na máquina federal etc etc.

A alegação deles à época, beirou o ridículo. Disseram ter confundido o indio com um mendigo...ora, se fosse um mendigo, estaria liberada a "brincadeira" dos garotões ??

A verdade é uma só : Se existem pessoas vivendo nas ruas, sem perspectivas de uma vida digna, com casa, trabalho, renda e todas as prerrogativas da cidadania, certamente é culpa de uma estrutura governamental falha e também culpa de nós todos, enquanto sociedade civil, que nada fazemos.

E se estão vivendo nas ruas em meio à esse sofrimento, não tem nenhum cabimento ficarem sujeitas à espancamentos, brutalidade e assassinato por parte de verdadeiros monstros que achávamos terem sido extirpados da face da Terra, após o tribunal de Nuremberg.

4 comentários:

  1. O Ser Humano é o único animal que mata por Prazer(alguns)a cada geração os jovens ficam piores,egoistas sem valores morais,os pais não dão bons exemplos,é uma juventude alienada infelizmente...falta Deus no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com educação sucateada e estrato de subcultura incentivada com apoio total dos difusores midiáticos, realmente o que você falou é uma triste realidade, Kim ! Grato pelo comentário !

      Excluir
  2. Oi, Luiz
    Talvez, eu esteja sendo absurda ao afirmar que há sim pessoas que são como lixo indesejável, mas eliminá-las de forma ”higienizadora” é, de fato, um grande absurdo.
    Tais pessoas, de alguma forma, devem ser reintegradas à sociedade, devem ter um trabalho, um lugar para morar, o que comer, o que vestir, tudo com dignidade. Pelo menos, o mínimo possível para ter uma vida decente. Devem ter seus direitos por que são seres humanos, dotados de sentimentos.
    Eu acredito que há pessoas que querem se livrar desses ”lixos”, da forma mais cruel possível. E tem os ”playboys”, que por diversão esquecem que estão lidando com pessoas, pois sabem que nada acontecerão com eles. Você menciona isso no teu texto.
    Eu acho que deveria acontecer novos tribunais de Nuremberg…
    Abraços

    Janete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janete, o Estado falha ao não ofertar oportunidades préviamente, desde a tenra idade, mediante educação de qualidade. Sem esperanças, muitos vão morar nas ruas sem perspectivas e viram verdadeiros trapos humanos à mercê de sádicos e desumanos de plantão. E quase sempre, os playboys que cometem esses atos abomináveis, são filhinhos de figurões, portanto sentem-se intocáveis pela Lei. Grato pela atenção e comentário !

      Excluir