quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Mais cartilhas, Mais deslizes...".

Como se não bastasse a polêmica envolvendo a cartilha que o MEC aprovou, onde o ensino do português com erros gramaticais é tolerado sob alegações estapafúrdias, eis que o Ministério nos brinda com mais aberrações.

Ganhou manchetes nos últimos dias a cartilha que o MEC havia aprovado e a presidente Dilma vetou no último estertor, onde se fazia apologia ao homossexualismo e seria destinada às crianças e adolescentes do ensino fundamental.

Que a homofobia deve ser extirpada, não resta dúvida. Nenhum cidadão deve ser discriminado pela sua opção sexual. Pessoas sendo violentamente atacadas e humilhadas pelas ruas, por conta de suas opções sexuais, não tem cabimento, na mesma medida de outros tipos de discriminações, tais como raça, classe social, ideologia política , religião e por que não (?), time de futebol. E é bom salientar também que a "heterofobia" deve ser combatida na mesma medida.
Vamos partir do princípio de que numa sociedade democrática e plural, todo cidadão tem que ter sua integridade física e psicológica preservada. Isso é ponto pacífico.

Agora, daí a lançar uma cartilha oficial, estimulando o homossexualismo como uma bandeira, tem uma grande diferença. E esse foi o erro do MEC ao dar carta branca para que uma ONG de militantes gays produzissem o material, comprometido com essa visão de "causa" que eles tem sobre a homossexualidade.

A pressão exercida por grupos religiosos, notadamente a Igreja Católica e as diversas denominações evangélicas, foi determinante para fazer a presidente Dilma recuar.
Mesmo não compactuando com essa posição dogmática das religiões e seus padrões moralistas medievais, no caso dos católicos e da antiguidade judaica , para os evangélicos , eu me posiciono contra a cartilha por ter esse caráter de apologia e nesse caso, a cartilha não cumpre o seu dever de combater o preconceito, mas faz propaganda de algo que não deve ser institucionalizado como padrão, mas ser meramente optativo e de forum íntimo.


Contudo, o MEC está se esmerando em produzir barbaridades pedagógicas e não parou por aí. Mais uma cartilha absurda foi aprovada e distribuida, desta feita em escolas rurais e certamente por isso, não despertou tanto a atenção da mídia e da opinião pública.
A cartilha em questão se chama: "Coleção escola ativa". Trata-se de uma cartilha de matemática, onde curiosos resultados de operações básicas são registrados como corretos, de forma incompreensível para nós pobres mortais cartesianos...

Quando simples operações de subtração apresentam esses resultados : 10 -7 = 4 ou 16 - 8 = 6, alguém pode explicar o sentido desse tipo de pedagogia ?

Por favor não me venham criticos modernos com aquelas explicações "indies" sobre desconstrução, neo-isso, pós-aquilo, niilismo, fim da lógica e outras baboseiras supostamente avant-garde, pois diante de fatos, não há argumentos e nesse caso, subverter a lógica da aritmética parece mais uma imbecilidade a serviço do retrocesso educacional neste país.

Mais uma contribuição do blogueiro Luiz Antônio Domingues.

6 comentários:

  1. Esta cartilha em minha opinião era para ridicularizar, expor e colocar em maus lençois a classe de homofobicos.
    O Brasil é um país democratico, então casa um usa suas qualidades corporais do jeito que bem entender e amar a quem quiser.
    Estamos no seculo 21 e ainda tem essas discriminações sobre sexo, raça, classe social, estado civil, etc...

    Comentando sobre a outra cartilha - Coleção escola ativa, deveria chamar-se COLEÇÃO ESCOLA INATIVA, editar os livros de matemática com erros graves e o pior de tudo é que foi revisada pelo pessoal do MEC, acho que eles estavam dormindo ou tinham bebido umas e outras.
    Mas as crianças não são tão bobas, na hora de fazer troco com dinheiro eles sabem bem a usar a moeda.
    Eliana Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha ha !!

      Adorei a sua ideia para troca de nome na cartilha. Realmente com esse teor pedagógico que afronta as leis da lógica, deveria mesmo se chamar "Escola Inativa"...

      Excluir
  2. Parabéns Luiz, logo logo o contra baixo será sua caneta! Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dera , Juma ! Gosto muito de escrever, mas sou só um diletante cronista.

      Obrigado pela atenção e elogio !

      Excluir
  3. O PT prima pela ineficiência e tem como objetivo imbecilizar a população. Não tenho dúvidas disso. O que pode explicar um governo aprovando livros que deseducam quando a educação é o aspecto mais importante de um país?

    Belo texto irmão!
    abx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o seu comentário está correto. Ao invés de quintuplicar o investimento em educação, como recentemente sugeriu um premier estrangeiro, dando conselhos ao Brasil, eles tratam de lançar cartilhas abomináveis que afrontam os princípios primários da pedagogia. O que dizer ?

      Grato pela atenção e elogio !!

      Excluir