terça-feira, 10 de maio de 2011

"DESCASO COM OS PARANGOLÉS"

Um dos mais duros golpes, senão o maior contra a arte brasileira, se deu em outubro de 2009 com o incêndio que praticamente dizimou o acervo do artista plástico, Hélio Oiticica.
Não entro no mérito se o espaço residencial onde as obras estavam guardadas, estava adequado ou não ( É evidente que não ), pelo simples fato desse improviso ser lógicamente a atitude desesperada da família de Oiticica para preservar como foi possível, a sua obra.
Tampouco se a família de Oiticica estava em litígio com orgãos ligados à Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.
A grande questão foi: Por que essas obras estavam amontoadas inadequadamente na residência do irmão de Oiticica e não alojadas de forma correta , com segurança e condições ambientais necessárias para a sua conservação ? Para que existe o MEC ?

A grosso modo, o absurdo dessa perda irreparável só pode ser atribuída ao histórico pouco caso que todos (Não só as autoridades, mas o povo, também ) nutrem pela memória da arte neste Brasil. É assim que este país almeja entrar para o primeiro mundo ? Não faz muito tempo, museus importantes de São Paulo, Rio e cidades históricas de Minas, sofreram roubos de forma infantil, desmascarando a total falta de segurança para abrigar acervos valiosos.
Agora, a obra de Oiticica vira cinzas...

Desse jeito, a medalha de ouro na modalidade "desleixo", está garantida na Olímpiada de 2016...


Texto da Autoria de Luiz Antonio Domingues.

8 comentários:

  1. Vou um pouco além....e as bibliotecas destruídas pelas chuvas em 2010, no estado de Alagoas? Mais que o MEC, onde está a Defesa Civil e a estruturação reforçada das cidades assoladas pelas enchentes? E no começo de 2010, em São Luiz do Paraitinga? Casarões históricos vieram a baixo... Igrejas do estilo barroco do século XIX totalmente destruídas porque não existe uma política de prevenção contra as enchentes...
    Brasileiro sofre de “Alzheimer Precoce” e se esquece de cobrar do governo federal práticas efetivas para que acervos culturais, obras de arte e cidades inteiras não seja destruídas pelo egoísmo descabido dos governantes...
    É isso.... Parabéns, cabeludo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um absurdo atrás do outro. Pensávamos que com ministros artistas, a sensibilidade à essas graves questões seria diferenciada. Não acho que Gilberto Gil e Anna de Hollanda não se preocupem, mas é difícil agir com a verba ridícula que dispoem, a mais baixa entre todas as pastas.

      Excluir
  2. Muito bom o texto Luiz.. é um assunto muito discutido aqui na minha cidade, Arcos MG. O atual prefeito daqui andou pintando alguns monumentos históricos, a exemplo o obelisco em homenagem aos pracinhas da 2ª guerra, e houve um papo aqui sobre a retirada do piso da igreja Matriz, que já deve ter mais de 150 anos. É muito complicado manter a história e a cultura, mais complicado ainda numa cidade pequena como a que eu moro regida pelo "coronelismo". Mas a culpa não é só dos governantes, temos o privilégio de ter o Teatro Municipal aqui em Arcos, que é lindo, e quando tem alguma apresentação, seja de artes plásticas, teatro ou música a população não comparece.. Foda..

    mas parabéns pelo texto..
    abraço!!!

    Michel Miojjo Custódio - Arcos MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Michel, não adianta só reclamarmos dos governantes. A sociedade civil tem que se mobilizar também e é nesse contexto onde atuam as ong's.

      Obrigado por ler e comentar !

      Excluir
  3. o descaso com a arte no brasil é uma coisa tão triste q só perde pro descaso com a vida... :-S

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a situação tende a piorar...
    A meu ver, uma grande prova do descaso com as obras autorais no Brasil foi a presidentE Dilma ir contra o Creative Commons.
    A pergunta é simples: o que faz um governo proibir o registro gratuito GLOBAL de direitos autorais e defender seus órgãos "fiscalizadores"?
    Acredito que não seja defender os interesses do cidadão.

    ResponderExcluir
  5. Essa questão do ECAD é uma briga de 40 e tantos anos. Acho muito curioso a atual ministra da Cultura ser irmã de um artista que combateu o ECAD nesses anos todos. Não seria um conflito de interesses ?

    ResponderExcluir