domingo, 22 de novembro de 2015

Chico Anysio : O Maior Ator Brasileiro de Todos os Tempos !

Chico Anysio : o maior ator brasileiro de todos os tempos !

Um texto do novo colaborados FERNANDO BECKER.

Qual a definição mais justa para um grande ator ? Pra mim essa questão sempre teve uma resposta certeira : versatilidade . Grande ator é aquele que consegue encarnar QUALQUER TIPO HUMANO , em qualquer circunstância imaginável : um magnata , um mendigo , um velho , um adolescente , um bandido perigoso , um santo , um machão , um travesti . Não há barreiras para o grande ator ; ele está sempre apto a encarnar qualquer triste representante da fauna humana .

Entre os diversos atores que permeiam o universo das artes e espetáculos no Brasil , podemos destacar aqueles que atingem esse patamar de excelência , e também aqueles que são "instrumentistas de uma nota só" ( encarnam sempre o mesmo papel , com os mesmos trejeitos e entonações ) . No PRIMEIRO ESCALÃO , cito nomes como Ney Latorraca , Marco Nannini , Miguel Fallabella , Pedro Paulo Rangel , Matheus Nachtegaele : pra eles não há limites no universo da representação ; qualquer tipo humano é encarnado de forma visceral e apaixonada , sem preconceitos ou barreiras morais . No SEGUNDO ESCALÃO cito nomes como Lima Duarte , Tarcísio Meira , José Mayer e Paulo Autran ( esse já falecido , e estranhamente ENDEUSADO pela crítica especializada ) : encarnam sempre o mesmo papel , o DELES MESMOS ; tudo é sempre igual na atuação deles : o mesmo tom de voz ; os mesmos maneirismos ; a mesma linguagem corporal .

Porém a história da dramaturgia brasileira ( incluindo aí TODAS AS SUAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO : teatro , cinema , televisão ) tem um nome que está em um patamar isolado , merece um destaque especial dentre todos os demais : Chico Anysio . Ele mesmo , o grande humorista que por mais de meio século povoou o imaginário popular brasileiro com o mais rico painel de tipos humanos possíveis e imagináveis . Para Chico o ato de representar era praticamente umaCATARSE MEDIÚNICA : cada personagem tem sua própria voz e dicção ; cada um tem seu singular universo gestual ; é impossível confundir uns com os outros , e mais ainda identificá-los com a persona de seu genial criador . Durante muito tempo , não foram poucas as pessoas que pensavam que o Chico Anysio Show era representado por diversos atores distintos , sendo Chico Anysio apenas o  "mestre de cerimônias" que introduzia os telespectadores aos quadros de personagens que iriam começar ( prova viva da simbiose absoluta entre criador e criaturas , jamais alcançada por nenhum outro ator brasileiro , e provavelmente nem mesmo no resto do mundo ) .

Chico Anysio é GÊNIO ABSOLUTO pelo simples fato de ser impossível confundir suas criações umas com as outras ; cada tipo representa um universo único , umaENTIDADE VIVA ; personas como Painho Popó , Azambuja Alberto Roberto ,Roberval Taylor Qüem Qüem ,  Urubulino Canavieira Gastão ( dentre centenas de outras ! ) TÊM SUA VIDA PRÓPRIA , transcendem em muito as particularidades individuais do homem que as criou . Além disso , formam um rico painel humano da IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA , e como já disse o cartunista Ziraldo em um artigo de alguns anos atrás , "fazem de Chico Anysio um dos maiores ficcionistas brasileiros de todos os tempos" 

Chico Anysio foi um talento único e irrepetível . Jamais teremos novamente um gênio de sua estatura no universo da dramaturgia e do humor . Doravante , sua obra será cada vez mais estudada e valorizada .     

4 comentários:

  1. Ótima texto, gostei e além de tudo que disse, colaborava com seus colegas, fazendo-os brilharem juntos. Caso dos personagens da "Escolinha do professor Raimundo" onde tivemos a oportunidade de ver outros grandes humoristas esquecidos pela mídia, atuando junto ao mestre.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, de fato Anysio legou-nos uma obra fenomenal na construção de tipos, com seus maneirismos; sotaques; impostação vocal, figurino; trejeitos etc etc.

    Não cravo como o Becker, que Anysio tenha sido o maior ator brasileiro, apesar disso, mas respeito a opinião do colunista, é claro.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês gostaram do texto meus amigos . A opinião de vocês é muito importante pra mim . Chico Anysio foi o mais versátil de todos ! NINGUÉM conseguiu criar um plantel de personagens tão rico quanto o dele !

    ResponderExcluir
  4. Chico era um homem muito inteligente, consciente, principalmente sobre a política de vida, solidário, simples, não é a toa de onde ele vem, onde nasceu... de um humor único, para sempre,

    ResponderExcluir