terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ciclistas, Regras de Trânsito e Boa Educação

Texto de Luiz Domingues.

Ciclistas, Regras de Trânsito e Boa Educação
 
Tenho falado bastante sobre ambientalismo, ecologia e afins no Blog Planet Polêmica. Mas sempre procuro abordar o tema por um viés diferente da obviedade.

Claro que sou favorável à um mundo perfeitamente coadunado com condições ambientais limpas, sem abusos, sem desperdícios, sem agressões ao planeta, em todos os sentidos.

Contudo, enxergo muito oportunismo por trás de falsos ambientalistas e dessa forma, acabo colocando o dedo nessa ferida da hipocrisia de que muitos fazem uso, para exercerem seus interesses econômicos particulares.

Desta feita, não falarei sobre interesses escusos, mas sobre a absoluta falta de educação, encoberta por uma nobre iniciativa.

Estamos vivendo um colapso nas médias, grandes e gigantescas cidades em relação ao trânsito caótico, com excesso de carros, stress e emissão de agentes poluentes.

Considero o investimento em metrô, como a melhor solução possível para equacionar o problema. Todavia, nem só com uma malha metroviária eficiente, se resolve definitivamente essa equação.

Outros elementos são muito interessantes como apoio e entre eles, cito a bicicleta.

Não é preciso pensar muito para verificar que em diversos países, a bicicleta é um meio de transporte eficiente, prático, limpo ecológicamente e ainda por cima, uma grande arma contra o sedentarismo.

É perfeito certamente, o seu apoio por parte das autoridades, não discuto isso e aliás, apoio.

Minha bronca é contra a enorme quantidade de maus ciclistas, que acham que a bicicleta é isenta de obedecer as leis do trâsito.

Sob a desculpa de que as ruas são extremamente perigosas para o seu uso, ciclistas afoitos usam as calçadas como se fossem ciclovias, circulando em alta velocidade, arriscando a segurança e por que não dizer, a vida das pessoas.

E nesse teor de falta de educação, não há classe social ou faixa etária que se salve. Já vi pessoas com bicicletas caríssimas, equipamentos de segurança sofisticados e trajadas com elegância, cometendo barbaridades nas calçadas.

Outra pergunta básica : Por que não param nos semáforos quando a luz vermelha está acesa ? Olhei no Código Brasileiro de Trânsito e não achei nenhuma cláusula que os libere dessa conduta civilizada...

A ideia de atropelar pessoas não me parece coadunada com nenhum ideal ecológico, você não acha ?

O mesmo raciocínio serve para os motociclistas, skatistas, patinadores etc etc.

Eu sei que o ideal seria criar uma malha de ciclovias, mas enquanto essa importante providência não é realizada de forma contundente pelo poder público, será que daria para os ciclistas mal educados ao menos tomarem consciência de que calçadas não são pistas de velocidade e faixa de pedestre é prioridade para pessoas fazerem travessias ?

2 comentários:

  1. Oi, Luiz
    Vejo problemas com ”bicicletista” há muito tempo. Bem antes do surgimento de aluguel no Metrô. Antes eram mais limitadas a entregadores, e eu via alguns cometeram imprudências, inclusive tive pessoa conhecida que foi atropelada por um deles.
    Penso que é uma questão de conscientizar usuário das magrelas, ou criar leis específicas, como são feitas com os carros.
    Além disso, vejo o problema com os próprios usuários, eles podem também ser atropelados por carros, e isso ocorre bastante.
    Enfim, a cultura pode ser aprimorada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Janete !

    O argumento dos ciclistas sobre serem perseguidos nas ruas por veículos motorizados é real. Mas isso não justifica as barbaridades que cometem em cima das calçadas, trafegando em alta velocidade, pondo em risco a integridade física das pessoas. Já vi cenas deprimentes de atropelamentos de idosos, crianças e deficientes físicos, portanto, não aceito esse estado de coisas. Quanto à legislação, está tudo especificado no Código Brasileiro de Trânsito, dispensando emendas. E no Código, está claro : Bicicleta é um veículo como outro qualquer e tem que respeitar as regras, que são para todos. Parar no sinal vermelho é obrigatório, embora 99% dos ciclistas achem que não...

    Obrigado pelo comentário, amiga Janete !

    ResponderExcluir