terça-feira, 6 de setembro de 2011

Think Tanks : Usina de Ideias.

Think Tanks : Usina de ideias

 
Por trás da organização de um governo bem sucedido de país de primeiro mundo, existe algo além dos escalões governamentais.

Think tanks é uma expressão em inglês que numa tradução livre, pode ser entendida como : Usina de ideias.

Tratam-se na verdade, de organizações não governamentais formadas por técnicos, especialistas em gestão e intelectuais, que se propõe a alimentar o governo com...ideias.

Nos Estados Unidos, Japão, e entre as potências européias, a atuação dos think Tanks é fundamental como ajuda extra-oficial aos seus respectivos governos, alimentando-os de ideias, soluções, logística etc.

Tanto é assim, que não se concebe um país ingressar no seleto grupo do 1° mundo, sem ter o apoio maciço dos think tanks, geralmente formados dentro das suas maiores universidades e pela sua nata de cérebros privilegiados.

E no Brasil, hein ?
Agora que o país se arvora de emergente,querendo arbitrar contendas internacionais, sediando competições esportivas de mega-porte e candidatando-se a uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU, qual é a situação dos Think tanks locais ?

Infelizmente, o Brasil deixa muito a desejar nesse quesito, com poucas instituições aproveitadas e o pior, é que os nossos governantes tapuias parecem não lhes dar muito ouvido, seja por ignorância ou puro despeito.

De concreto, sabemos haver a atuação do Think Tank da PUC de São Paulo, Instituto Teotônio Vilela (Ligado ao PSDB), Fundação Perseu Abramo (Ligada ao PT), Fundação Liberdade e Cidadania (Ligada ao Dem), Fundação Lauro Campos (Ligada ao PSL) , Cebds (Conselho empresarial brasileiro para o desenvolvimento sustentável), Ceiri (Centro de estratégia, inteligência e relações internacionais), IPG (Instituto de política global), Ibre (Instituto brasileiro de economia), Institututo Liberdade, Vide (Vigilância democrática), Instituto com. unidade wiki , Idesam (Instituto desenvolvimento sustentável do Amazonas), além dos renomados grupos da USP, Unicamp, UFRJ, PUC do Rio Grande do Sul e Fundação Getúlio Vargas, além é claro, da ESG (Escola Superior de Guerra), ligada às Forças Armadas e que alimenta o Ministério da defesa, com inteligência militar.

Não é por falta de cérebros e organizações sérias que a atuação dos Think tanks no Brasil é sub-aproveitada. O que falta na verdade, é sensibilidade das autoridades que gerenciam o país, para absorver esse apoio intelectual e fundamental para o desenvolvimento do país.

O Brasil está de fato arrancando econômicamente para um patamar de destaque no panorama global, mas ainda é governado toscamente, com gerenciamento de terceiro mundo, infelizmente.

Mais parecendo um rico novo e boçal, o Brasil precisa entender que só acumular riquezas não é suficiente para se tornar de fato , país de primeiro mundo.

Um choque de investimentos na educação se faz mister e o aproveitamento dos melhores cérebros para achar soluções é o caminho que precisa ser percorrido.

Basta deixar de lado a vaidade política e assumir não ser o "pai disso ou mãe daquilo" e deixar os Think Tanks trabalharem usando a sua especialidade : A massa encefálica privilegiada em prol do país e veremos enfim a prosperidade material construindo um Brasil de primeiro mundo, como sonhamos e merecemos ter.

Texto do blogueiro Luiz Antônio Domingues.

2 comentários:

  1. Essa idéia dos Think Tanks é realmente ótima!

    O que falta mesmo pra isso funcionar no Brasil é os próprios começarem a usar seus cérebros. Acho que a falta disso é o que mais atrapalha os brasileiros a tomarem uma posição em frente ao que acontece no país e consequentemente escolherem as pessoas certas para governar o nosso país!

    Ah se o brasileiro gostasse de pensar como gosta de futebol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Think Tanks existem e trabalham com grandes resultados técnicos. O problema é o seu não aproveitamento adequado pelo governo. É um misto de autosuficiência presunçosa, com interesses políticos escusos, sem dúvida.

      Excluir